ou então para quem não o sabe que esta carpintaria foi a melhor de Vale de Cambra
“ A OFICINA VIDEIRA “
Firma fundada, por dois cunhados e o Neca Martins e curiosamente, os dois cunhados com o mesmo nome de “ Mário Martins e Mário Pinho “, naturais os dois da Vila de Vale de Cambra, assim como também o era o senhor Neca, porque era irmão do senhor Mário Martins.
A sua sede sempre foi no Fundo da Vila de Vale de Cambra, e o seu estabelecimento de venda ao público, com moveis artísticos e de todos os modelos e feitios e outros feitos ao gosto dos clientes. Assim como eram largamente profissionais no fabrico de fôrmas para todo o tipo de queijos, a sua mestria, acompanhada de funcionários de elevada competência, fizeram com que esta firma, tivesse o orgulho e a sua verdadeira classe, tornando-a na melhor de todo o Concelho, neste ramo. E durante longos anos foi, na Avenida Camilo Tavares Matos ( hoje ainda esta aberto, com moveis e derivados, ao lado da Adega Castelões, cujo o seu dono é de Paredes- Porto )...
E porque foram os melhores: pela sua matéria prima, que sempre escolhiam, pelos seus empregados que eram de elevada perfeição e gosto pela arte. “ Como o eram nesses tempos além dos seus proprietários. O senhor António do Máximo, Abel do Janeiro ( Conhecido no nosso meio pelo senhor Mestre), António Oliveira ,António Almeida, Manuel Amorim e o Fernando do Claudino para mais tarde se juntarem os seus filhos e genros, seguindo sempre o mesmo ensinamento, a prontidão e com imensa classe em tudo, para que se proponham a fazer, após os seus contratos, por escrito ou verbalmente.
“ A Videira, sempre foi muito conceituada, entre todos nós Cambrenses, como a melhor, neste ramo, os maiores empreendimentos, as maiores obras e todos aqueles que pediam a perfeição e materiais de elevada qualidade, tinham que se dirigir a esta Empresa. E se por ventura também pretendiam moveis de estilo moderno e com muita aparato, também tinham, de se dirigir à sua loja na Avenida Camilo Tavares de Matos, mesmo ao lado da Sapataria senhor Abel Neves, e se não estavam, era mesmo o senhor Abel, ou sua esposa, que atendiam os clientes. Ali existia todo o tipo de móveis em madeira de diversas qualidades e estilos e outros que eram inventados pelos conceituados artistas da arte, que nela trabalhavam, na famosa “ OFICINA VIDEIRA “.
Sem comentários:
Enviar um comentário